Xadrez: o queridinho do inverno 2016!

Vai inverno volta inverno, a estampa xadrez sempre está lá. Parece que já é uma característica, algo que não tem mais como não relacionar. Claro que, como de costume, a moda também vai e volta, sendo algumas vezes com mais ou menos intensidade.

Para o Inverno 2016, já digo uma coisa: o xadrez vai dominar!

Mais surrado, mais punk, mais clássico e arrumadinho, enfim, você que vai decidir e encaixar no seu look e seu estilo. Mas uma coisa eu tenho certeza, você não vai deixar de usar o xadrez.

E para começar esse post, lá vai uma perguntinha: você sabia que existem vários tipos dessa estampa?

Xadrez é um nome geral, mas cada estilo de combinação de listras tem um nome próprio e características únicas. Vamos entender mais sobre esse assunto?!

001

1| Tartan ou Tartã: conhecido por ter origem na Escócia, o Tartan foi inicialmente usado para identificar os clãs (famílias) escocêses, em que cada combinação de cor caracterizava e representava cada família. Esse é o estilo clássico de xadrez!

2| Vichy: ficou mundialmente conhecido quando a atriz e modelo Brigitte Bardot se casou usando um vestido com essa estampa. Também é característico de toalhas de piquenique. O xadrez Vichy só possui duas cores combinadas, uma é o branco, que sempre permanece, e a segunda cor é sempre primária, como o vermelho, por exemplo.

3| Buffalo Check:  um dos clássicos do xadrez, o buffalo check é muito parecido com o Vichy, porém, a estrutura é sempre grande e com combinações em preto e cores primárias (quase sempre preto e vermelho, também).

4| Burberry: atualmente esse tipo de xadrez só pode ser usado pela marca de mesmo nome. A grife Burberry patenteou essa combinação de listras e cores, o que se tornou uma das suas identidades mais conhecidas.

5| Argyle: esse xadrez é característicos de suéters, principalmente masculinos, e é formado por losangos em diferentes cores e linhas.

6| Príncipe de Gales: utilizado em peças de alfaiataria, esse tipo de xadrez é feito com listras bem fininhas, normalmente em cores neutras.

7 e 8| Pied-de-poule e Pied-de-coq: os nomes significam pé de galinha (o menor) e pé de galo (o maior), sendo que as cores são sempre preto e branco.

9| Madras: tem origem na Índia e é feito com fios tintos e tramados, 100% algodão (o original, claro que hoje em dia muitos só colocam a estampa por cima, o que perde todas essas características). Sempre é muito colorido! Esse tipo de xadrez é mais usado no verão.


Bom, agora que vocês já sabem os tipos de xadrez que existem, podem escolher qual vocês mais se identificam e aproveitar para usar e abusar no outono/inverno 2016.

E, claro, não ia deixar vocês sem inspirações de looks. Tem para as mais descoladas, para as ousadas, para as estilosas e para as mais discretas. Vem ver!

0024f00b6af5db10a54ed455ad9f03e124f003d0a0d9a46ddaf5816aff32ca7443a8e3004Gostou e quer ver mais? Clica aqui que fiz um painel no Pinterest, lá tem mais muuuitas inspirações!

beijos

Comments

  1. Aiii amei Gabi, adorei demais! Vou fazer umas roupas em xadrez pra mim, só falta escolher o tecido agora haha Beijos lindona <3

    1. gabihenemann says:

      Que bom que gostou Júlia! Amo xadrez, é a cara do inverno! Vai ficar ainda mais linda <3 Beijão!

  2. simone says:

    Amo xadrez , comprei uma camisa xadrez madras!

    1. gabihenemann says:

      Xadrez é muito lindo! E além disso está super em alta! 😉

  3. ENNE MATTOS says:

    Amei o seu blog!!!!! Muito fofo!!! Bjs

    http://www.algodadoceblog.com

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.