O app Prét-a-template e suas funcionalidades

Hey, pessu! Saudades de postar mais seguido aqui, mas como vocês sabem, passei alguns dias em Caxias do Sul, participando do 10º Colóquio de Moda | 7ª edição internacional. O evento foi muito bom, além das mesas-redondas, consegui fazer boas escolhas de GT’s, que são os grupos de trabalhos, apresentados por acadêmicos (mestrandos/doutorandos). E hoje, decide trazer para vocês um post utilitário, principalmente para quem ama fazer desenhos de moda!

Nesta última terça, participei da mesa-redonda “Pesquisa e conhecimento criativo na moda“, lá no Colóquio. Nessa, estavam os palestrantes Jota Erre (escritor do livro Estrambólico) e, também, a Roberta Weiand (criadora do aplicativo Prét-a-template).

A Roberta começou explicando toda a sua carreira, desde o início. Ela cursou Moda na UCS e, no ano de 2006, venceu o prêmio UCS/SulTextil, levando uma viagem para Paris. Comentou que era extremamente tímida, e que sabia muito pouco inglês, por isso, depois de formada, decidiu ir para Portugal, cursar o mestrado de Design, na Universidade de Minho. No tempo que passou na Europa, também se especializou no Instituto Europeo di Design (Milão), e venceu o Reality Show IED Fashion Academy, além disso, depois de fazer muitos contatos, surgiu a oportunidade de trabalhar como designer gráfico na grife Dolce&Gabbana, e confessou que não sabia quase nada dos programas, mas ‘meteu a cara’, fuçou e aprendeu(!!), e para conseguir dar conta, chegava a sair da empresa às 3h da manhã! Depois auxiliou na parte de criação mesmo da própria marca, e em 2011 voltou para o Brasil. Ao lecionar a disciplina de desenho de moda, percebeu o quanto era necessário o auxílio de uma ferramenta mais tecnológica, então, criou o app Prét-a-template.

Em entrevista para a Use Fashion, Roberta diz “Eu tinha que nesinar aos alunos como desenhar diferentes tipos de mangas, golas, saias, vestidos, em um quadro branco, utilizando quatro cores de ‘canetão'(…)”. Então, ela encontrou a solução em seu iPad, primeiramente, baixando sketch. Foi então que veio o insight! Foram 3 meses para a criação do projeto e mais 1 ano para o desenvolvimento do programador.

Assista o release o app, abaixo:

Roberta explicou como usar cada ferramenta do aplicativo (galeria de imagens, contornos, templates de moda, preenchimento, espelhamento, recortes, borracha).

Abaixo do app, tem a website;

App galery – te leva a vários desenhos que já foram feitos anteriormente;

Topo superior – tem a loja de templates, onde podemos adquirir outros ‘desenhos guias’ (tem template de homem, blogger, gestante, plus size, crianças, gatos, cachorros, bolsas, calçados, além dos desenhos técnicos), também tem a loja de estampas, que são venidas em grupo de 5 estampas temáticas;

Template switches – linhas guias para auxiliar no desenho, se tiver pra cima, fica preto; se tiver no meio, cinza; e para baixo somem as linhas guias, ficando apenas o que tu desenhou.

Zoom – Roberta salienta que é crucial utilizar o zoom para que o desenho fique bom! Ele funciona como em fotos, com os dedos em formato de pinça, tu move expandindo para aumentar a tela e conseguir visualizar melhor o template;

Outliner (linhas de contorno) – linha de costura, alinhamento de botões, mão livre, reta;

Fill tool – ferramenta para preencher o desenho, aqui você também pode utilizar as estampas;

Erase tool – para apagar o borrados;

Scissors – auxilia para fazer os recortes, e duplicar alguma parte (basta selecionar a área que quer duplicar!);

Flip- para espelhar (é a setinha com os dois lados);

Undo and reduct – para voltar como estava

Copy- duplica, para poder reutilizar

Share – enviar por email ou deixar na galeria do iPad;

Para quem se interessou, e quer saber tudinho, tem o site do aplicativo com um tutorial mostrando tudo isso que eu expliquei acima. E, não deixem de baixar e usar essa ferramenta maravilhosa! Como ouvi dizer, em uma palestra da Adobe, a tecnologia e os tecnólogos são assim, tem um programa/ferramenta/papel e caneta em que eu faço algo (desenho, design, folder) em 20 minutos? Por que não criar outro que faça a mesma coisa, só que em 5 minutos? Na época em que vivemos tudo acontece rapidamente, e queremos sempre acelarar ainda mais para produzirmos mais e, também, para simplificar e melhorar ainda mais, não é mesmo?!

Um pouco mais sobre o Prét-a-template… Ele está configurado em inglês, pois a ideia da Roberta, desde o início, foi que o app fosse uma ferramenta universal. No primeiro mês de lançamento (em abril deste ano), foram mais de 2 mil downloads, e o público que mais baixa são os americanos. Por esse fato, a equipe do Prét-a-template para ir à Nova Iorque apresentar o aplicativo. Legal né?! Parabéns a tod@s envolvidos com esse projeto! Eu super aprovei! 😀 Já fiz até um desenho, olhem só como ficou:

IMG_0911.PNGIMG_0912.JPGFoi o primeiro (me perdoem as falhas, hahaha), mas quero explorar muito mais esse app incrível!

Façam os seus croquis, e me enviem fotos também! Postem aqui nos comentários, ou me marquem lá no instagram, quem sabe eu posto aqui para divulgar, ein? 😉

Beijos, pinks! E um maravilhoso final de semana à tod@s! <3

 

Comments

  1. […] que apresentou o app Pret-a-template, que eu falei e expliquei em outro post (para saber mais, clique aqui). Já tinha visto ela no Colóquio de Moda, há algumas semanas, e tive a oportunidade de assistir […]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.