Moda e sustentabilidade

Vamos conversar sobre moda sustentável?

Na história da moda e, claro, da sociedade, existem duas etapas que marcam fases bem distintas: o antes e o depois da Revolução Industrial.

Antes desse grande acontecimento, as pessoas já eram ambiciosas, mas o processo de criação ainda era manual e, por isso, mais demorado. A moda demorava anos e, às vezes, séculos para a “tendência” ser mudada.

Depois da Revolução, o acesso à maquinários ficou muito maior e a criação desses também. A moda se tornou efêmera. Hoje vivemos em uma sociedade hiper consumista, onde o fast fashion domina a cadeia da moda e lança novas tendências de mês em mês ou até a cada semana.

Esse processo também tem um grande impacto sob a natureza e as condições do planeta, por isso, muitas marcas estão repensando as suas criações e sua identidade para que o consumo seja mais duradouro e a criação mais adequada ao meio ambiente e à nós.

Sim, existem muitas marcas sustentáveis bem pertinho de nós! Por isso, hoje, resolvi fazer um post contando um pouco de três marcas gaúchas que tem uma criação mais ecologicamente correta. Vamos ver?!


Louloux

Criada em 2005, a Louloux é uma marca de calçados femininos, autêntica e de qualidade.

loulouxlouloux2

A criação dos seus produtos é feita a partir da reutilização de materiais excedentes da confecção de outras marcas, ou seja, a sustentabilidade e exclusividade fazem parte da identidade da Louloux. Além disso, o design e cor dos calçados também são bem característicos, com recortes sempre diferentes e cores contrastantes. Por ter poucas quantidades do mesmo material (que sobram de outras produções), também existe pouquíssima numeração de cada modelo, por isso são considerados calçados colecionáveis. A venda é feita no próprio site da marca ou em bazares realizados em diferentes cidades do Brasil.


Vuelo

A marca Vuelo procura dar um novo sentido à materiais descartados, dando também um novo sentido à vida das pessoas. A marca cria diferentes tipos de bolsas a partir de câmaras de pneus e náilon de guarda-chuvas, reinventando e recriando de forma sustentável e 100% brasileira.

A produção é artesanal, por isso, assim como na Louloux, cada peça é única de sentindo e muitas vezes de material também, porque como é feito de materiais descartados, é quase impossível conseguir fazer uma peça igual a outra.

vuelo

As criações da Vuelo são super duráveis, além disso, a marca pede para que o produto, após a vida útil, seja devolvido para que eles possam dar um destino mais adequado aos materiais. Incrível né?

Você pode adquirir as peças da marca no próprio site.


Insecta Shoes

Com criação de sapatos veganos e ecológicos, a Insecta Shoes nasceu em 2014, buscando trazer para a sociedade um pouco mais de cor, consciência e uma forma mais correta de consumir.

Diferentes tipos de materiais compõe o sapato Insecta Shoes, como roupas usadas, tecidos feitos a partir de garrafa plástica e borracha triturada reciclada. Com modelos unissex, as criações são desenvolvidas mensalmente e não seguem uma temporada nem uma tendência, são pensadas naquilo que gostaríamos mesmo de usar.

insecta shoes2

Outra ideia incrível da marca para ajudar o meio ambiente, e que vai além da criação, é que o site também é ecologicamente mais correto.

“Aqui na Insecta o conceito de sustentabilidade vai muito além do produto. ⅓ da poluição da atmosfera vem do consumo de energia elétrica. Por isso, nosso site também é sustentável, ou seja, calculamos quantos acessos nossa página recebe anualmente, e plantamos o número de árvores necessárias para neutralizar a emissão de CO2 que os nossos servidores emitiram.”

insecta shoes3

Eu amei a ideia e considero super favorável que mais empresas também façam a sua parte!

A venda da Insecta Shoes também é feita online ou em lojas físicas próprias e revendedoras. Além disso, a marca tem um blog sobre diversos assuntos relacionados à ecologia. Clica aqui pra ver!


Por hoje é isso! Espero que tenham gostado do tema abordado nesse post e caso tenham alguma dica, deixem aqui nos cometários 😉

beijos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.