Maratona Mude

Hey, pessu! Tudo bem?

Neste último sábado participei da Maratona MUDE, um evento super bacana que teve sua 1ª edição este ano e foi realizado pela Abicalçados e Brazilian Footwear.

“Maratona MUDE é um evento de criação e de conteúdo para discutir a moda brasileira, colocando em pauta a originalidade do segmento calçadista.”

A programação estava repleta de atividades bacanas e diretamente relacionada com o campo da moda e do design. Ocorreram, desde às 9h diversas palestras, workshops em parceria com o IED, exposições. Além disso, um dia antes, começou a verdadeira maratona, em que 4 grupos (escolhidos anteriormente), iniciaram as suas ideias e criações de calçados baseados no tema/pergunta “Qual é a nova cara do Brasil?” e tiveram como mentor, o estilista brasileiro Lino Villaventura. O grupo vencedor levou 15 mil reais de incentivo mais bolsas de estudos! Demais né?!

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Grupo ganhador, criações inspiradas em Santos Dumont e no 14-bis.

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Bom, a primeira palestra com foi com a querida Roberta Weiand, que apresentou o app Pret-a-template, que eu falei e expliquei em outro post (para saber mais, clique aqui). Já tinha visto ela no Colóquio de Moda, há algumas semanas, e tive a oportunidade de assistir novamente, com uma apresentação diferente. Uma super informação que ela comentou desta vez foi a possibilidade de fazermos o download dos templates (base dos croquis) no site do aplicativo. Tem template de sapato, bolsa, gestante, criança, plus size, desenhos técnicos e até de gato e cachorro. Legal, né?!

Após a Roberta, foi a vez Bruna Ortega, Especialista em Tendência da WGSN, e, depois, Clayton e Ítalo, Diretor Criativo e Diretor de Arte da Vogue. Porém, infelizmente não pude assistir, mas foi por uma boa causa! Eu participei do workshop de Pesquisa de tendências e coolhunting, com o Prof. Bruno Pompeu. Ou seja, no próximo post darei super dicas para quem gosta deste assunto, e quem ainda não conhece, terá a chance de conhecer 😉

André Hidalgo, criador e realizador do evento Casa de Cridoresfoi o primeiro palestrante da tarde. Ele contou um pouco da história e do objetivo da Casa, que teve início em maio de 1997 e é o maior evento lançador de novos estilistas da moda brasileira, buscando democratização nesse ramo. Com esse pensamento, foi criado o Fashion Mob, um desfile que acontece nas ruas de São Paulo, e o melhor, o ganhador leva R$5.000! Enfim, são diversos eventos bacanérrimos que a Casa de Criadores propõe! Depois do André, veio o super estilista João Pimenta (que já passou pela Casa de Criadores!!). Bom, eu também já tinha assistido a palestra do João, lá no Moda Insights, então, para quem ainda não leu ou quem quiser reler, fique à vontade de conhecer o trabalho incrível desse estilista, clicando aqui!

Depois teve uma conversa com o Rodrigo Krug, que nos contou tudo sobre a Cliever Tecnologia e suas impressoras 3D. Para vocês entenderem melhor como funciona, trouxe o vídeo abaixo, que mostra a impressão 3D de um sapo.

O que o Rodrigo falou, e que eu achei muito importante, é que essas máquinas são de impacto social, pois também estão sendo utilizadas na criação de próteses! Quem quiser saber mais, tem a história de um menino que recebeu uma prótese de braço e mão desenvolvidos por essa tecnologia (Hypeness).

A penúltima fala foi do ativista criativo da Melissa (como ele mesmo se adjetiva) Edson Matsuo. Uma pessoa que já na fala nos passa tranquilidade e sabedoria. Ele está com a marca desde 1984, e nos contou um pouco sobre a ‘mágica’ dessa marca apaixonante… Segundo Edson, “O sorriso é a menor distância entre duas pessoas.” e é assim que a Melissa trabalha, buscando deixar suas melisseiras felizes! Originalidade, universalidade, positividade, amizade e feminilidade são algumas das características dessa grande marca, que é super alto astral (e tem o melhor cheiro do mundo <3). Foi a primeira marca a fazer parceria (1985) com grandes nomes da moda, possuindo, hoje, colaboração de estilista Karl Lagerfeld e Vivienne Westwood. A Melissa já possui 2 galerias, uma em São Paulo e outra em Nova Iorque, e o Edson trouxe a novidade que, no próximo mês, será inaugurada a 3ª galeria Melissa, que será em Londres!

Por fim, foi a vez de Dimitri Mussard, da Twins for Peace. Uma marca social, que, além de utilizar material reciclado (90%), a cada par vendido doa outro par para crianças carentes, tendo o apoio da UNICEF. E, na Maratona MUDE, tinha o Varal Social, em que vários tênis, da marca Twins for Peace, estavam à disposição para serem customizados e coloridos por nós, participantes, com a intenção de levar alegria para o Abrigo Bom Pastor. E claro que eu não ia deixar de participar! Olhem a minha criação super sweet, cheia de ice cream hahah

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Eu (emocionada) e o Lino Villaventura

Espero que tenham gostado, e, ao longo da semana postarei mais infos sobre evento!

Beijos e uma semana maravilhosa para tod@s! 😉

Comments

  1. […] parceria com o Istituto Europeo di Design (IED), ocorreram alguns workshops durante a Maratona Mude, evento realizado pela Abicalçados, que aconteceu no dia 27 de setembro, no Barra Shopping/Porto […]

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