Dicas da Nutri: Low Carb

Bom dia, Pinks 😀

A pedido de vocês nossas queridas leitoras, vamos falar um pouco sobre LOW CARB.

O que é LOW CARB?

É um conceito usado para dietas e produtos que contém baixo teor de carboidratos. Geralmente, em uma dieta saudável consumimos em torno de 50-60% de carboidratos, já nas dietas low carb, este valor passa para 5-45%. 

Pontos positivos da Dieta Low Carb

Prioriza o consumo de alimentos de baixo índice glicêmico que também são ricos em fibras, ou seja, alimentos absorvidos de forma mais lenta, o que reduz os picos de insulina no organismo e evita o acúmulo de gordura. Exemplos de alimentos com baixo índice glicêmico: Arroz integral e batata doce.

Pontos negativos da Dieta Low Carb

Quando ingerimos um teor de carboidratos menor que 40%, até proporcionará o emagrecimento, mas este não será de forma saudável, já que o carboidrato é a nossa principal fonte de energia diária. Quando não consumido em quantidades adequadas pode trazer diversos danos a nossa saúde.

Ainda a pedidos de vocês, aqui vai uma receita deliciosa Low Carb.

Chips de Batata Doce (além de ser rápido, fácil, de baixo índice glicêmico, a batata doce é uma ótima opção de lanche pré-treino)

Ingredientes:

  • 1 batata doce grande
  • Sal a gosto
  • Temperos (alecrim e orégano)
  • Azeite de oliva

Modo de Preparo:

Pré aqueça o forno bem alto, enquanto isso corte a batata em rodelas finas. Jogue o fio de azeite de oliva sobre a forma, arrume as rodelas de batata, mas cuida para não deixa-las sobrepostas, salpique sal e os temperos e leve ao forno por cerca de 15 minutos.
Sempre lembrando, nunca faça uma dieta por conta própria, procure um Nutricionista que é o profissional mais habilitado para auxilia-lo. Dietas e planos alimentares devem ser prescritos e calculados de forma individualizada para cada paciente, por isso às vezes o que da certo para uma pessoa não funciona com a outra.

Espero que tenham gostado do post. Uma ótima semana!

00fernanda

Comments

  1. Jaqueline says:

    Oi Fe 🙂
    Já ouviu falar que tem diferença em relação ao índice glicêmico entre assar a batata e cozinhar? Já ouvi algo sobre isso, mas confesso que não lembro… Sabe esclarecer? Beijão

    1. Fernanda Henemann says:

      Boa tarde, Jaque. Muito Obrigada pela pergunta, super importante! Sim, a batata doce assada tem um maior índice glicêmico que a batata doce cozida, porque o calor do forno desidrata batata, e isso acaba fazendo uma quebra dos grânulos de amido e essa quebra faz com as as cadeias de amidos fiquei mais digeríveis no intestino delgado, isso faz com que aumente o índice glicêmico da batata doce. Realmente a maioria das pessoas fazem a batata doce assada, uma receita ótima para fazer a batata doce cozida é: cozinhar a batata doce na água, após cozida cortar em rodelas e colocar um pouquinho de canela em cima ou até mesmo um tempero com ervas naturais desidratadas. Obrigada pela pergunta, espero que tenha conseguido salientar tua dúvida, após a tua pergunta me surgiu a idéia de falar em um próximo post sobre o índice glicêmico dos alimentos e sobre o preparo dos mesmos. Beijos, Fê :*

      1. Jaqueline says:

        Obrigada Fe!! Aguardo esse próximo post 😉

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.