Dicas da Nutri: Intolerância Lactose

Boa tardeee, Pinks! Tudo bem?

Hoje o Dicas da Nutri vai falar sobre a Intolerância Lactose.

Você é intolerante à lactose? Conhece alguém que seja? Quer saber mais sobre este assunto? Confira a matéria 😉

O que é Lactose?

A lactose é um tipo de açúcar que é encontrado no leite e em produtos lácteos e derivados como: iogurte, queijo, requeijão, coalhadas, leite condensado, leite em pó, biscoitos, pães, manteiga, margarina, bolos, massas, entre outros.

O que é Intolerância a Lactose?

A intolerância à lactose é a falta da enzima lactase, que é produzida no intestino delgado para digerir a lactose (açúcar do leite – carboidrato) e fazer uma melhor digestão.

Existem 3 tipos de intolerância à lactose:

1) Deficiência congênita da enzima: é chamada também de intolerância permanente, onde recém-nascidos, principalmente pré-maturos, nascem com um problema genético de incapacidade de produção da enzima lactase.

2) Diminuição enzimática secundária a doenças intestinais: geralmente ocorre em crianças no primeiro ano de vida e é conhecida como intolerância temporária. Onde a criança tem uma insuficiência temporária de digestão da lactose, devido a mortes das células da mucosa intestinal, muitas vezes por causa de diarreia constante. Não se sabe em quanto tempo pode demorar para que às células voltem a produzir a enzima.

3) Deficiência primária ou ontogênica: é o tipo de intolerância à lactose mais comum, sabe-se que ao longo dos anos o nosso organismo pode ter uma redução na produção da lactose.

Quais são os sintomas?

Geralmente são desconforto abdominal, distensão abdominal, flatulência e diarréia. Sempre que os sintomas persistirem deve-se procurar um médico para diagnosticar a intolerância a partir de exames laboratoriais.

Qual o papel do Nutricionista no tratamento da Intolerância à Lactose?

O nutricionista tem o papel de fazer e adequar um plano alimentar individualizado para o paciente intolerante, que vai depender do grau de intolerância que ele tem. Em alguns pacientes não é preciso tirar completamente da alimentação o leite e produtos lácteos. Por isso, sempre é necessário o acompanhamento de um médico e de um nutricionista.

Lembrando que ao deixar de ingerir leite e produtos lácteos pode haver um deficiência da cálcio, para isso é importante a ingestão de alimentos que contenham cálcio como: couve, brócolis, milho, beterraba, espinafre, alface, agrião, lentilha, feijão, quiabo, abóbora, semente de gergelim, soja, tofu (queijo de soja), aveia, peixes e gema de ovo.

E aí Pinks, gostaram da matéria da nutri? Espera aí que tem mais!

Logo abaixo você encontra uma receita ótima para fazer em casa e sem lactose.

  • Bolo de aveia e banana

Ingredientes: 2 bananas (prata) amassadas + 2 bananas cortadas ao comprido em fatias finas + 2 xícaras de aveia em flocos + 3 ovos + 1/2 xícara de azeite de canola + 1 colher de sopa de canela + 1 colher de sopa de fermento Modo de preparo: Misturar as bananas amassadas com a aveia, ovos, azeite e o fermento. Reserve a massa e unte uma assadeira com azeite e aveia e coloque as fatias de banana, despeje logo em seguida a massa e coloque para assar por 30min.

Até semana que vem!

00fernanda

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.