Chica Bolacha, FJ Moda Praia e Havaianas, Moda Insights (parte v)

Hoje vou comentar sobre o terceiro, e último, dia do Moda Insights 2014.

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ChicaBolacha

A primeira palestra foi Chica bolacha: all sizes, com a Thayná Candido. A marca começou em 2002, acreditando que a moda tem o poder de expressar uma identidade, de contar histórias e fazer história. O que impulsionou e ainda impulsiona as criações da Chica Bolacha é a moda democrática, pois abrange numerações entre 38 e 56. Segundo a Thayná, “as mulheres se sentem mais incluída na sociedade quando vêem uma roupa que gostam tanto no seu tamanho quanto em outros”. A arte, cultura pop, cinema são algumas das inspirações para a confecção das peças. Além disso, visam sempre criaruma roupa em que as pessoas se sintam bem usando. Atualmente a Chica Bolacha atende 450 cidades do Brasil e possuem também um e-commerce.

 

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Verão 2015

Depois foi a vez das queridas manas Juliana Bortholuzzi e Fernanda Bortholuzzi, que nos falaram um pouquinho da FJ Moda Praia.

Segundo elas, o sonho começou a ser realizado em janeiro de 2013, em que fabricaram 200 biquínis, e apresentaram a coleção para a venda em Santa Maria. Logo de início já venderam quase todas as peças, que são exclusivas, e feitas em materiais diversos. Depois, queriam um desafio maior, vender para as lojas. Então a nova proposta foi: estampas exclusivas, criação também da linha infantil e ampliação das vendas. Conseguiram fechar encomendas em Porto Alegre, litoral e interior do estado, sendo que no início não tinham nem amostras para os compradores. Uma questão importante é que as encomendas do Verão são fechadas no mês de julho, por isso o processo de criação das peças deve ocorrer bem antes.

O ‘boom’ da marca começou quando em janeiro deste ano a RBS contatou as gurias da FJ Moda Praia para fazer um orçamento de biquínis para o Garota Verão, sendo que uns dias depois elas foram contratadas para essa missão. E o resultado foi tão incrível, que a marca ganhou muita visão e aumentou suas vendas! Agora já possuem representantes em 8 estados do Brasil.

Dica: para o verão 2015 a Juliana e a Fernanda apostaram no tema África para as estampas, e com vários detalhes, como correntes.

E no final da conversa, elas deixaram uma mensagem super bacana: “Escute sempre seus instintos, eles te mostram caminhos que o medo te impede de enxergar.” Ou seja, não ajam somente pela razão, às vezes vale muito a pena investir nas nossas emoções também! 😉

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Marketing Havaianas em frente a Torre Eiffel

E para finalizar o evento, a palestra Desenvolvendo e Posicionando a marca made in Brazil mundo afora, com Angela Hirata, que ajudou a marca Havaianas a ganhar seu espaço mundialmente.

Para uma marca ser bem sucedida, deve-se ter em mente qual a sua visão, e no caso da Havaianas era estar entre as marcas mais sólidas do mercado internacional, com ênfase no crescimento e lucratividade. Outra dica importante é que nunca se deve alterar o DNA da marca, pode-se inovar, mas não mudar a identidade da marca. No caso da Havaianas, a descontração, brasilidade, acessibilidade, design, fashion, colorida são algumas das características que fazem parte do seu DNA, visando sempre passar a mensagem de uma marca Made in Brasil.

Deve-se entender o consumidor, e quais as suas necessidades, criando desejos de consumo para ele.

A marca Havaianas foi fundada em 1962, e apenas em 1993 que resgataram de volta para o mercado. Já no ano de 2005 a marca estava disseminada entre 5 continentes e 60 países.

O evento Moda Insights 2014 ocorreu durante três dias, no turno da noite. Este foi o primeiro ano que participei, e já adorei demais o evento. Cada palestra conseguiu passar alguma mensagem e muuuitos conhecimentos para quem estava assistindo. Também, durante o eventos ocorreu o Arte e Moda, que disponibilizou um espaço para alguns alun@s de moda exporem e venderem os produtos que criam. E para quem não sabe, eu participei com a Think Pink! Durante essa semana vou postar aqui no blog algumas matérias sobre o que rolou nessa parte extra do evento, que também foi super bacana!

Beijos pink e boa semana a tod@s :*

Comments

  1. […] das fortes tendências. Já tinha comentado aqui, no post sobre a palestra das meninas do FJ Moda Praia, sobre a aposta delas para o próximo verão, que é a diversidade da África. Em junção a isto, […]

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