‘Cause I’m a gypsy

A moda é assim, um vai e vem constante que surgem, normalmente, de referências passadas.

Por isso, hoje, vou mostrar para vocês uma trend alert que sempre volta e, na verdade, nunca sai totalmente de moda.

O decote ombro-a-ombro,  é uma forte tendência que está aparecendo na moda e em grandes desfiles, de novo. Ele sabe bem fazer um jogo de sensualidade, de mostra e esconde e é erfeito principalmente para quem não tem muito busto, a modelagem ciganinha é mais soltinha e valoriza uma das partes mais bonitas e sexys do nosso corpo, os ombros e o colo.

Foi a partir do século XVII que a sensualidade feminina aparece com maior vigor, pois aconteceu uma separação bem definida da moda feminina e masculina. Como nos trajes de corte, o vestuário feminino surge com uma moda mais “desnuda”, onde o decote de ombros à mostra é bastante usado, principalmente na França.

No Romantismo esse estilo de decote também é muito usado, acompanhado de mangas longas para o dia e mangas curtas para a noite. Os ombros expostos davam a ideia de cintura fina, principalmente quando as mangas eram bufantes e a cintura bem demarcada.

collage
Louise Keroualle, por Sir Peter Lely (1674); Rainha Maria Teresa e seu filho, por Pierre Mignard (1665) e Arquiduquesa Sofia por Johan Nepomuk Ender ( 1830).

Porém, os ombros de fora ficaram mais conhecidos pelo estilo Gypsy e são uma forte característica das vestimentas do povo cigano.

Quer saber mais sobre a tendência dos povos nômades digitais e o estilo Gypsy? A Denise Pitta do blog Fashion Bubbles fez uma matéria super completa sobre o assunto, vale a pena conferir!

Aqui um breve histórico em fotos da Blusas do estilo Gypsy (Ciganas): primeiro início do século quando era usada somente pelos ciganos. Nos anos 70 quando a tendência foi revisitada pelo movimento hippie. Depois nos anos 90, no figurino da personagem Babalu da novela Quatro por Quatro da Rede Globo, que virou febre no Brasil. E finalmente  resgatada  por Emilio Pucci, em sua coleção Spring Sumer 2012-13 e nos looks das blogueiras e na passarela de Jean Paul Gaultier Spring 2015 que será referência para o Brasil  no  verão 2016. (Denise Pitta)

Ela conta sobre o movimento Gypsy, a macrotendência Nômade digitais, envolvendo muito a história e raízes desse povo e estilo de vida, além de apontar aonde a têndência ombro-a-ombro já apareceu. Clique aqui para ler o post na íntegra.

Bom, depois de introduzir sobre a história gypsy, que tal um look boho com blusa ombro-a-ombro?

Cause I’m a gypsy by Dap Dem

IMG_3327 IMG_3328 IMG_3329 IMG_3332 IMG_3333 IMG_3339 IMG_3340 IMG_3345 IMG_3346IMG_3349

Bata ciganinha e short-saia: Dap Dem | Gladiadora: Cristófoli

Choker: Luxúria Acessórios | Óculos: Rayban

Locação: Caticlan Sushi Lounge

Quem quiser, pode adquirir o look no e-commerce da Dap Dem, ou dar uma passadinha no atelier, que fica na rua Independência, 980, sala 02, centro de São Leopoldo/RS.

Quem gostou do estilo e quer ter mais ideias de looks com a blusa ombro-a-ombro, eu fiz um painel temático lá no meu Pinterest. Clica aqui e confere 😉

beijos

Comments

  1. […] Quer saber mais? Acesse o post na íntegra clicando aqui! […]

  2. Gislaine Henemann Barboza says:

    Este look, ficou mara, adoreiii o resultado! Lindaaaa…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.